time

Atendimento24 horas

phone

Ligue (15) 3231.0674

phone

WhatsApp (15) 99689-7822

Location

Rua Escolástica Rosa de Almeida, 221 Vila Carvalho - Sorocaba/SP

Amor entre cães e dono é igual mãe e filho

Amor entre cães e dono é igual mãe e filho

É isso mesmo, se você assim como eu ama seu animal de estimação como se fosse um filho, e sente que ele também, você está certo. Pois um experimento vem comprovar para todos o amor entre o seu melhor amigo e o seu. E da ciência ninguém duvida, não é mesmo?

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Azabu, localizada no Japão, existe sim um vínculo especial entre homem e seu melhor amigo. Esse vínculo é construído a partir de um processo hormonal ativado quando se olham, que funciona de modo muito parecido ao que se dá entre mãe e filho.

É que esse olhar lança tanto no animal quanto no seu dono os níveis de ocitocina no cérebro, hormônio relacionado a conduta paternal e maternal. A ocitocina atua também como neurotransmissor no cérebro e tem um papel importante no reconhecimento e estabelecimento de vínculos sociais, assim como na formação de relações de confiança.

Para fazer o estudo, os pesquisadores colocaram os pets em um comodo com seus donos e observaram cada interação entre eles por 30 minutos. Após isso, mediram os níveis de ocitocina tanto na urina dos cachorros como na de seus responsáveis, e desvendaram que o contato visual constante entre eles elevava os níveis do hormônio nos cérebros dos dois.

Já no segundo estudo, os cientistas passaram ocitocina nos focinhos de alguns cães e os colocarem em um quarto com seus donos e vários desconhecidos. O resultado foi que os bichinhos passaram mais tempo olhando para seus donos, o que após 30 minutos, fez com que os níveis de ocitocina subissem também nos donos.